Nova interface do Instagram excluirá a guia loja da tela principal do aplicativo
O Instagram está removendo a guia Loja, movendo os Reels do ponto central na revisão do design no próximo mês
O Instagram está atualizando a sua interface e realizará alguns ajustes no layout do aplicativo e no posicionamento dos botões de função na tela.
A partir da atualização, a barra de navegação na parte inferior do aplicativo agora terá o atalho para criação de conteúdo no meio, em oposição ao atalho atual do Reels. Este botão mudará para a direita, enquanto a guia Loja, que está atualmente naquele local, desaparecerá.
A mudança faz pensar que, talvez, as compras não estão decolando tão bem quanto a plataforma esperava. No entanto, o Instagram observou que ainda oferecerá suporte a suas ferramentas de compras após a atualização.
Desaceleração pós-pandemia
Após os isolamentos da pandemia do COVID-19, as compras online aumentaram muito, o que gerou um grande entusiasmo para que o número de compras só aumentasse, dessa forma os aplicativos começaram a aumentar seus esforços de compras in-stream para se alinhar a essa mudança.
Entretanto, uma vez que as lojas físicas reabriram, o comportamento de compra foi voltando ao normal, mesmo que ainda se veja a atividade de compras online aumentando constantemente ao longo do tempo – só não no ritmo rápido que aconteceu na pandemia.
“A parcela do varejo feito on-line está se alinhando com as tendências pré-pandêmicas em várias economias”
A própria empresa dona do Instagram, Meta, admitiu que superestimou seu potencial de crescimento a esse respeito, o que é uma das razões pelas quais foi forçada a cortar 11.000 empregos em novembro. Muitas dessas funções eram ligadas ao seu impulso de compras online expandido, dessa maneira a Meta vem se afastando disso como um elemento-chave em sua estratégia de crescimento.
Mesmo que as compras não sejam mais a prioridade, o Instagram afirma que este não será o fim das compras na plataforma, de acordo com a empresa:
Você ainda poderá configurar e administrar sua loja no Instagram enquanto continuamos a investir em experiências de compra que agregam mais valor para pessoas e empresas em feeds, histórias, bobinas, anúncios e muito mais.
O Instagram diz que as mudanças em sua navegação chegarão a seus usuários em fevereiro.
Fonte: Social Media Today